Sobre Nova York

Informações gerais

A cidade de Nova York (em inglês “New York City”) está lozalizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do rio Hudson. O centro da cidade fica nas coordenadas 40º 42’ 51” N de latitude e 74º 0’ 23” W de longitude. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água: Brooklin e Queens, que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan e Staten Island; e o Bronx, ao norte, ligado ao continente. Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.

A ilha de Manhattan (pronuncia-se “ma-n-RA-ta-n”), delimitada a oeste pelo rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade. O plano urbano de Manhattan consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e as ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste. Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex; Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste). A “Broadway” é uma via pública que corta a ilha diagonalmente na direção de norte a sul.

 

Manhattan é tradicionalmente dividida em bairros, da seguinte maneira aproximada:

  • Downtown (centro) – abaixo da Rua 1
  • Village – entre as Ruas 1 e 14; dividido entre Greenwich Village (a oeste da Broadway) e East Village, a leste da Broadway;
  • Chelsea – entre as Ruas 14 e 34;
  • Midtown – entre as Ruas 34 e 59;
  • Upper West Side – entre as Ruas 59 e 110, a oeste da Quinta Avenida;
  • Harlem – entre as Ruas 110 e 145.

A área composta pelas ruas acima da 145 nào possui designação especial.